Autoria de:  Antônio Edilson Caitano Ferreira, Enzo Felipe Monteiro de Carvalho, Lucas Nogueira Tomasso, Mateus Felipe Farias de Sousa, Mell Fernanda Pereira de Souza e Tobias Fonseca Barroso.

Orientação de: Prof. Jairton Dimas do Nascimento Silveira.

Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Centro Universitário Fibra como requisito parcial para conclusão do curso de Graduação em Bacharelado em Administração.

RESUMO

Este artigo aborda o planejamento estratégico segundo a matriz SWOT em uma organização do terceiro setor: Preventório Santa Terezinha – BELÉM/PA. Nesse sentido, a matriz SWOT pode analisar e demonstrar com clareza mediante seus aspectos (força, fraqueza, ameaça, oportunidade) a situação em que se encontra a organização referente aos seus enfoques estratégicos, podendo auxiliar os gestores em melhorias e decisões mais assertivas. Diante disso, salienta-se o problema desta pesquisa: Como o planejamento estratégico, segundo a matriz SWOT, pode contribuir para as organizações do terceiro setor? Este estudo tem como hipótese um plano estratégico que auxilia a definir e compartilhar para qual direção a sua empresa irá durante os próximos anos. Essa pesquisa tem como objetivo geral analisar, a partir da Análise SWOT, o planejamento estratégico do Preventório Santa Terezinha. Os objetivos específicos fundamentam-se em: Verificar os pontos fortes da organização; verificar os pontos fracos da organização; verificar as ameaças da organização; verificar as oportunidades da organização. Trata-se de um estudo de caso e pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo e quantitativo por meio de coleta de dados dos colaboradores do Preventório Santa Terezinha. Conclui-se que o Preventório Santa Terezinha apresenta segundo a matriz SWOT em sua maioria aspectos positivos e consequentemente alcançando a posição de crescimento segundo a matriz situacional com a predominância de forças e oportunidades.