Autoria de: Alan da Silva Macedo Junior, Daniella Alves de Carvalho, Larissa dos Santos Santos, Marcilene Goncalves Saraiva, Max Vitor Alves Pinto e Mikaella Georgiana Lima da Silva.
Orientação de: Prof. Jairton Dimas do Nascimento Silveira
Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Centro Universitário Fibra como requisito parcial para conclusão do curso de Graduação em Bacharelado em Administração.
RESUMO
Este estudo aborda a utilização da inteligência emocional em uma organização militar do Exército Brasileiro em Belém/Pará. A problemática central questiona se essa forma de inteligência é empregada nesse contexto. A hipótese levantada sugere a falta de utilização da inteligência emocional na referida organização militar. O objetivo geral da pesquisa é analisar a utilização da inteligência emocional nesse ambiente específico. Para atingir esse objetivo, os objetivos específicos incluem verificar se o autoconhecimento é trabalhado, a análise da gestão das emoções pela liderança, a avaliação da promoção da automotivação, a investigação da integração da empatia e analisar o envolvimento da organização na capacitação das habilidades sociais. A metodologia empregada engloba um estudo de caso, pesquisa bibliográfica, abordagem quantitativa e qualitativa, além da realização de entrevistas e aplicação de questionários. O estudo busca fornecer insights sobre a presença e eficácia da inteligência emocional na dinâmica organizacional militar estudada. Concluiu-se que, existe inteligência emocional dentro da organização em questão de forma parcial, tendo em vista o conflito observado quando confirmada as ações praticadas pelos superiores aos subordinados que afirmaram não haver o uso integral dos pilares da inteligência emocional. E para futuras pesquisas mostrou-se valido um estudo em maior escala dentro do exército brasileiro, estendendo-se também a importância para as demais forçadas armadas.