Autoria de: Bianca Farias Lagos, Ivanilson Fernandes de Castro, Luan Pedro Morais Rodrigues e Marco de Oliveira dos Santos.
Orientação de: Prof. Jairton Dimas do Nascimento Silveira
Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Centro Universitário Fibra como requisito parcial para conclusão do curso de Graduação em Bacharelado em Administração.
RESUMO
Este estudo tem como objetivo analisar a participação das cooperativas de agricultura familiar no processo de planejamento para os estabelecimentos rurais, com a problemática: O planejamento das cooperativas tem contribuído para o crescimento desses agricultores familiares? Tendo como Hipótese: O planejamento junto ao cooperativismo são bases de um desenvolvimento sustentável, incentivando a compra, o escoamento e deslocamento das produções do campo.Tem-se como objetivos específicos: (1) verificar os meios de planejamento utilizados pelos agricultores familiares; (2) averiguar a participação das cooperativas no processo de escoamento da produção; (3) verificar as precariedades dos estabelecimentos de agricultura familiar. Os métodos para compor análise foram pesquisa de campo, revisão bibliográfica com abordagem quantitativa e qualitativa. A pesquisa de campo foi realizada com 19 representantes da agricultura familiar que se faziam presente na 3º edição da Feira de Negócios do Cooperativismo Paraense (FENCOOP), onde reuniu diversos empreendimentos regionais do estado do Pará. Foi aplicado um questionário através do google forms com 16 perguntas. Após finalizada a pesquisa conclui-se então que o planejamento voltado as cooperativas tem contribuído positivamente para o crescimento dessas famílias no âmbito rural, e ainda as cooperativas de agricultura familiar tem papel importante para o escoamento e distribuição dos produtos extraídos do campo, e com isso os agricultores familiares conseguem se manter no mercado e assim obtendo renda para que se possa investir em seus negócios e sustentar suas famílias.