Autoria de:  Ana Carolina dos Santos Holanda e Marcelo Augusto Raiol Teixeira

Orientação de: Prof.ª Mª Alik Araújo

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Centro Universitário Fibra, como requisito parcial para obtenção do título de Licenciado em História

RESUMO

O presente escrito tem por objetivo compreender as utilizações de noticiários que envolvem titulações de terras no Pará entre os anos de 1976 a 1978 através da análise dos periódicos A Resistência e A Província do Pará. A pesquisa realizada estabeleceu diálogo com as perspectivas da História da Imprensa, no qual tomou-se por base o trabalho de Nelson Wernerck Sodré (1966). Para a construção desta análise foram de substancial importância as reflexões de Bruno Ponte Souza (2014), referente ao espaço rural e suas relações na Amazônia. No que tange a história do jornal A Província do Pará, tomou-se por base os escritos de Carlos Roque (1976), e por fim, para obtermos uma análise histórica da regulamentação de terras, contou-se com o escrito de Thomas Holloway.
Como aporte teórico para compreensão da titulação de terras no Pará, utilizamos Bruno Mariano Ponte Sousa, referente a relação do espaço rural e suas diversas formas de trabalho, produção e especulação de terras. Sobre Carlos Roque, a história do jornal A Província do Pará e seus discursos jornalísticos e políticos. Nelson Wernerck e as perspectivas da História da Imprensa.