Nutrição
Um evento envolvendo todos os cursos da área da saúde do Centro Universitário FIBRA que reforça a importância do trabalho multidisciplinar e multiprofissional das diversas áreas, as formas de atuação de cada profissional além de estimular o trabalho em equipe e o respeito e parceria entre os diversos cursos.
Inscrição Solidária: 1 kg de alimento não perecível e/ou ração para cães entregues no momento do check-in.
Inscrição Solidária: doação de 1 quilo de alimento não perecível, entregue no momento do check-in
Evento aberto ao público externo
O curso tem como objetivo reforçar a segurança do universitário e/ou profissional de Nutrição na aferição das medidas antropométricas, de modo a realizá-las no ponto anatômico adequado, para, assim, aumentar a precisão e possibilitar análise de composição corporal mais fidedigna para o diagnóstico nutricional e posterior conduta dietoterápica.
Dias: 27/02, 28/02 e 01/03
Horário: de 14h às 18h
Conteúdo Programático:
Anatomia Humana – reconhecimentos de estruturas de importância para a antropometria;
Técnicas de reconhecimento e marcação dos pontos anatômicos;
Técnicas de aferição de dobras cutâneas e circunferências;
Diagnóstico nutricional a partir da antropometria.
Curso aberto ao público externo.
PROGRAMAÇÃO
8h - Palestra Gastronomia vegana
Palestrante: Nut. Walceni Lopes Marques
9h - V circuito gastronômico: campeonato de releitura de gastronomia internacional
10h - Palestra Culinária para portadores de doença celíaca
Palestrante: Nut. Drª Carolina Vieira Bezerra
11h - Palestra - Sustentabilidade na Ecogastronomia
Palestrante: Nut Msc Dyanara de Almeida Oliveira
11:50h - Premiação da competição de releitura da gastronomia internacional
O curso tem como objetivo analisar como e quando prescrever a terapia nutricional enteral, bem como suas possíveis complicações e seu manejo; demonstrar a aplicação da terapia nutricional enteral, apresentar as complicações do método e o benefício da nutrição enteral precoce; escolher a terapia nutricional nas diversas situações clínicas; e enumerar os prós e contras da utilização de dietas industrializadas e artesanais.
Curso aberto ao público externo.
O profissional da saúde, todos os dias, assume novos desafios para transformar a vida das pessoas e promover o bem-estar. Dentre eles, podemos citar: alcançar o seu público de forma eficiente, mostrar seu trabalho, captar clientes e vender seus produtos, atendimento e soluções para que esteja apto a entregar aos seus pacientes aquilo que desejam e precisam para adquirir e manter hábitos saudáveis e sustentáveis.
Atualmente, alcançar pessoas é o primeiro objetivo para qualquer profissional, e essa não é uma missão fácil em um mundo extremamente
conectado e competitivo. A internet e as redes sociais são hoje ferramentas de extrema eficiência para este fim, permitindo que profissionais da saúde liberais e empreendedores alcancem potenciais clientes, mostrem seu trabalho e construam credibilidade.
O evento tem como objetivo ofertar o conhecimento básico, sobre vendas e marketing digital, aos profissionais da saúde em formação, que é necessário para ingressar no mercado de forma eficiente, por meio de técnicas e ferramentas que auxiliam a conhecer: técnicas de marketing empresarial, nutricional, pessoal e digital, para promover sua atuação, construir credibilidade e confiança em seu público e captar possíveis clientes e técnicas básicas de negociação e vendas, garantindo remuneração justa.
Evento aberto ao público externo.
Evento aberto ao público externo em comemoração ao dia do Nutricionista.
III Feira de Modalidade Esportiva e Meeting de Nutrição Esportiva
No dia 8 de março de 2024 às 10:00 horas, vamos ter uma palestra com a zootecnista e Mestra em Ciência Animal Agatha Guelreth Farias de Souza para falar sobre as principais temáticas da Cadeia produtiva do Mel. A palestra irá abordar sobre a biologia das abelhas, equipamentos de manejo, componentes físico-químicos do mel, projetos educacionais com abelhas e desempenho dos produtores rurais da cadeia produtiva do mel. O evento será um espaço de debates e aprofundamento do conhecimento a respeito da importância da criação de abelhas e das atividades econômicas oriundas dessa criação.
No contexto do Dia Internacional da Mulher, comemorado anualmente no dia 08/03 em diversos países com o objetivo de representar a história de luta das mulheres na conquista de seus direitos. O curso de nutrição cria como evento anual DIÁLOGOS AMAZÔNICOS EM ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO EM SÉRIE, sendo que a Serie I será voltado a Mulher com a temática A MULHER AMAZÔNICA NO CONTEXTO DA NUTRIÇÃO, sendo uma mesa redonda com temas atuais sobre a “Nutrição e sua relação na Fertilidade, Sindrome de Ovário Policistico (SOP) e Endometriose”, levando em consideração que cada uma dessas situações possui suas peculiaridades, e seguir uma alimentação saudável é fundamental para melhorar a qualidade de vida das mulheres em todas as suas fases. O evento contará com a coordenação da Liga Acadêmica de Nutrição e Saúde-LANS, que é coordenada pelas professoras Ma. Thayana Moreira e Dra. Pilar Moraes. A mesa redonda contará como palestrantes os nutricionistas Tayana Patricia Aleixo Sepeda e Lívia Valquíria Raposo Dickson Chen.
Evento online: https://meet.google.com/ppt-xhto-iyr
O curso tem como objetivos oferecer conhecimento na área de vegetarianismo; contará com aula teórica sobre nutrição e alimentação vegetariana e aula prática sobre gastronomia vegetariana com execução e degustação de três receitas com proteínas vegetais.
O vegetarianismo cresce cada vez mais no Brasil e no mundo, por isso é importante o estudante e o profissional de Nutrição e de Gastronomia, assim como o indivíduo que pretende mudar seu hábito alimentar, ter propriedade sobre este estilo de vida. Após o curso, o aluno estará capacitado a compreender de forma mais abrangente o público vegetariano e a melhor atendê-lo; diferenciar-se no mercado, sendo um profissional mais inclusivo, aumentando sua clientela; e ser um indivíduo mais saudável e promotor da sua própria saúde.
Público: Acadêmicos e profissionais de Nutrição e Gastronomia e demais interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre nutrição e alimentação vegetariana e iniciar a prática da gastronomia vegetariana.
Para um aluno de graduação ou pós-graduação, stricto ou lato senso, realizar a avaliação nutricional em gestantes é importante conhecer os avanços e novas curvas para este procedimento, bem como triagem nutricional em neonatologia e pediatria.
O curso tem os seguintes objetivos:
- Oferecer atualização profissional sobre as novas curvas de avaliação nutricional da gestante, triagem nutricional em neonatologia e pediatria.
- Conhecer as novas curvas para avaliação da gestante e seus parâmetros;
- Conhecer a Ferramenta de Avaliação e Risco Nutricional em Neonatologia;
- Conhecer a Triagem Nutricional em Pediatria.
O curso será realizado com o número mínimo de 15 inscrições.
As doenças que acometem o trato gastrointestinal representam problemas com impacto direto no estado nutricional dos indivíduos, pois interferem na ingestão, digestão e absorção dos nutrientes levando a prejuízos nutricional e até mesmo risco a vida. O manejo adequado destas patologias é decisivo na remissão, cura e/ou controle dessas doenças. No presente, têm se observado um aumento no número de casos de patologias com essas características, portanto, profissionais capacitados para esse manejo se faz necessário.
O curso tem os seguintes objetivos:
- Oferecer atualização profissional sobre a conduta dietoterápica nas doenças gastrointestinais do adulto.
- Compreender a interação fármaco-nutriente nas doenças gastrintestinais.
- Conhecer o manejo nutricional em refluxo gastresofágico e dispepsia.
- Entender a conduta dietoterápica na diarreia.
- Conhecer a dietoterapia aplicada a constipação intestinal, divertículos e hemorroidas.
- Compreender o manejo nutricional adequado para intolerância à lactose.
- Entender a conduta dietoterápica na doença celíaca.
- Conhecer o manejo nutricional na síndrome do intestino irritável.
- Conhecer a dietoterapia aplicada doenças inflamatórias intestinais.
A agropecuária é um pilar importante para o desenvolvimento econômico e sustentável do país e abrange diversas atividades essenciais a todos nós, tanto na função de produtores no campo, quanto como consumidores de produtos de origem animal.
Dia 14 de outubro é o Dia Nacional da Pecuária e dia 16 de outubro é o Dia Mundial da Alimentação. Nesse contexto, é importante a presença do Médico Veterinário na pecuária, que atua na produção, reprodução e nutrição de animais, como também aquele que atua dentro dos estabelecimentos que abatem animais ou beneficiam seus produtos. No dia 16 de Outubro, o curso de Medicina Veterinária estará promovendo palestras em alusão à Semana Agropecuária com olhar tanto para a produção animal, quanto para a inspeção de produtos de origem animal.