Calendário de eventos

Domingo. 13 Outubro, 2024 - Sábado. 19 Outubro, 2024
Semana 42
Quarta-feira. 16 Outubro, 2024
14:00

Simpósio de produção e nutrição animal

Centro Universitário Fibra

A agropecuária é um pilar importante para o desenvolvimento econômico e sustentável do país e abrange diversas atividades essenciais a todos nós, tanto na função de produtores no campo, quanto como consumidores de produtos de origem animal.
Dia 14 de outubro é o Dia Nacional da Pecuária e dia 16 de outubro é o Dia Mundial da Alimentação. Nesse contexto, é importante a presença do Médico Veterinário na pecuária, que atua na produção, reprodução e nutrição de animais, como também aquele que atua dentro dos estabelecimentos que abatem animais ou beneficiam seus produtos. No dia 16 de Outubro, o curso de Medicina Veterinária estará promovendo palestras em alusão à Semana Agropecuária com olhar tanto para a produção animal, quanto para a inspeção de produtos de origem animal.

Sábado. 19 Outubro, 2024
08:00

Curso de Ventilação Mecânica para Enfermagem

Centro Universitário Fibra

A ventilação mecânica (VM) é um método de suporte de vida avançado que utiliza uma máquina para ajudar a entrada e a saída de ar nos pulmões de pessoas com insuficiência respiratória.

A VM pode ser invasiva ou não invasiva, e o seu objetivo é melhorar as trocas gasosas, reduzir o trabalho respiratório, aumentar os níveis de oxigenação e diminuir a hipercapnia e a acidose respiratória.

Obs: Trazer jaleco.

aberto

 

08:30

Oficina de Formatação de Artigos Científicos

Centro Universitário Fibra

A oficina será realizada no laboratório de informática, com um aluno por computador. Durante a oficina, será ensinado o passo-a-passo de como utilizar o software Microsoft Word para formatar um artigo científico conforme a última atualização da ABNT, ocorrida em julho de 2023.

Público: Alunos de todos os cursos do Centro Universitário Fibra e público externo interessado

aberto

09:00

Aula Magna dos cursos de Pós-graduação em Redação e Revisão Textual em Língua Portuguesa e Gestão Educacional e Coordenação Pedagógica

No evento, estarão presentes a coordenadora da Pós-graduação, professora Liliane Goudinho, e os coordenadores dos cursos, professor Gabriel Lage (Redação e Revisão Textual em Língua Portuguesa) e professor Jenijunio dos Santos (Gestão Educacional e Coordenação Pedagógica), que irão passar informações gerais sobre a pós-graduação e características específicas dos cursos.

 

Após as falas dos coordenadores, a professora Luciane Teixeira da Silva conversará com o público sobre o tema "A função social da pós-graduação para uma Amazônia Sociobiodiversa". Em seguida, os presentes serão convidados a participar de um coquetel.

 

O evento será aberto aos alunos matriculados nos cursos, assim como aos interessados nos temas que serão tratados.

16:00

Cineclube Fibra Especial “Avant- Première: Ver-o-Peso, o filme, 40 anos, hoje”

Centro Universitário Fibra

O documentário “Ver-o-Peso” (15 min), de Januário Guedes, Sônia Freitas e Peter Roland, de 1984, é, de certo modo, fruto de um contexto histórico de exibição e produção no Estado do Pará, em especial Belém, que na década de 1960, fazia parte de um movimento técnico e estético promovido pelas mudanças no cinema, como o neorrealismo italiano, a nouvelle vague, os grandes clássicos hollywoodianos e o cinema novo brasileiro.

E, por outro lado, as formas de filmar mudariam radicalmente, especialmente com o surgimento das câmeras super 8, mais fáceis de manusear e com modos mais práticos para revelar um filme. A cidade se aproveitou dessa situação. Seus novos diretores, muitos deles pertencentes aos importantes cineclubes que atuavam na cidade, iriam desenvolver uma produção de caráter amador, mas em alguns casos, com pretensão de profissionalismo e, principalmente, como filmes autorais.

O filme “Ver-o-Peso” estava dentro desse contexto experimental e, também, foi o resultado desse momento de um arroubo de profissionalismo. O curta conta a história do encontro inesperado de um turista com um velho mendigo, interpretado por Alberto Bastos, na feira do Ver-o-Peso. O turista (Peter Roland) tem sua câmera roubada, mas ela é recuperada pelo experiente ancião.

O que pode parecer um simples ato do cotidiano na verdade revela um momento de representação do complexo cultural mais importante da cidade até então. Uma representação que prenunciava, ou anunciava, as mudanças pelas quais a região já vinha passando.

aberto

fibra rodape

Av. Gentil Bittencourt 1144, Bairro: Nazaré.
CEP: 66.040-174.