Calendário de eventos

Domingo. 16 Junho, 2024 - Sábado. 22 Junho, 2024
Semana 25
Segunda-feira. 17 Junho, 2024
19:00

Alerta Biológico

Centro Universitário Fibra

Em tempos de crise climática é hora de discutir suas consequências: Alerta Biológico sobre Dengue, Influenza, COVID, Oropouche e Mayaro.

aberto

Terça-feira. 18 Junho, 2024
09:00

JORNADA DE PSICOLOGIA SOCIAL DA FIBRA

Como disciplina que se propõe estudar a interrelação entre o comportamento individual e o funcionamento social em seu sentido mais amplo, a Psicologia Social no Brasil vem ganhando importância não somente em seu sentido institucional como disciplina universitária nas graduações e pós-graduações dos cursos de psicologia mas, sobretudo, como uma forma de intervenção prática a respeito da sociedade brasileira.

Talvez o exemplo mais candente desse fato seja o franco crescimento – em importância e produção – da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) que, desde 1980, vem se constituindo como um espaço fundamental de promoção de intervenções fortemente assentadas em um posicionamento crítico acerca de composições prático-discursivas que favorecem um viés naturalizante e a-histórico no processo de produção de conhecimento do campo Psi.

Atentos a essas importantes questões e objetivando contribuir para o aprofundamento de um amplo debate que leve em consideração o contexto amazônico na produção de saberes em Psicologia Social, e em estrita observância ao artigo IV do Regimento Geral da Instituição (ver Título II – Dos Objetivos Institucionais), propomos a Jornada de Psicologia Social do Centro Universitário Fibra como uma atividade de promoção da articulação entre discentes da graduação em Psicologia e outros cursos de Ciências Humanas da nossa instituição.

Nosso objetivo é promover não somente a maior visibilidade das produções discentes em Psicologia Social por meio da exposição de painéis e debates em mesa-redonda dos trabalhos realizados ou em realização no curso, como também criar um espaço democrático de discussão teórica e prática com profissionais, estudantes de outras IES da nossa região e representantes dos movimentos sociais.

Em nosso primeiro encontro, sugerimos o tema Psicologia Social e Movimentos Sociais na Amazônia como forma de enodamento das discussões que ocorrerão nos dias 18 e 19 de junho de 2024 no auditório do Centro Universitário Fibra.

 

RELAÇÃO DE TRABALHOS SELECIONADOS PARA A JORNADA


1. RACISMO CLIMÁTICO E ANSIEDADE CLIMÁTICA NA REGIÃO AMAZÔNICA: IMPACTOS SOBRE POVOS INDÍGENAS, QUILOMBOLAS E RIBEIRINHOS.
Ana Kely Santos, Cate Guimarães e Ronildo Deividy Costa da Silva.

2. OS EFEITOS NEGATIVOS DA JORNADA DE TRABALHO DE 8 HORAS NA SAÚDE MENTAL DO TRABALHADOR CLT: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DA
PSICOLOGIA SOCIAL.
Clara Maria Alvez Gimenes, Gabriela Lauzid Kleinlein Lins e Laura Soares Martins Nogueira.

3. REDPILL - ESTILO DE VIDA: A EXPRESSÃO SOCIAL DE UMA RESPOSTA À CONTEMPORANEIDADE?
Aline Ariana Freitas da Silva, Bruna Rodrigues dos Santos, Maíra Cruz Maia de Souza, Mateus Barbosa de Souzsa, Stephane Machado Caxias de Sousa e Ronildo Deividy Costa da Silva.

4. DO PEPINO A PROSTITUIÇÃO: UMA ANÁLISE DA JORNADA DA SEXUALIDADE FEMININA DO FILME “POBRES CRIATURAS”.
Bianca Caldas da Silva Mendes e Ronildo Deividy Costa da Silva.

5. A INFLUÊNCIA DO MOVIMENTO DO RAP NA CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE PERIFÉRICA BELENENSE: REPRESENTATIVIDADE E RESISTÊNCIA.
Glenda Maria Coelho Nobre, Renatta Vale Carvalho de Souza e Ronildo Deividy Costa da Silva.

09:00

Jornada de Psicologia - Manhã 18

Centro Universitário Fibra

DIA 18/06 - MANHÃ

Hora: 8:30 às 9:30h.

Roda de Conversa: Conversando com Dona Téo: Para pensar o diálogo entre psicologia e população do campo.

Convidada:

- Dona Téo. Pedagoga e Educadora Popular. Assentada pela Reforma Agrária, no Assentamento Mártires de Abril. Militante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) – Frente de Produção e Saúde. Proprietária do Lote Agroecológico de Produção Orgânica (LAPO).

Mediador:

Prof. Dr. Guilherme Wady. Psicólogo (Secretaria Municipal de Saúde e Meio Ambiente – SESMA). Coordenador do Curso de Psicologia (Fibra).

 

Hora: 9:30 às 10:30h

Mesa-redonda 1: Territórios e cuidados em saúde mental.

Convidadas:

- Profa. Ma. Marilda Couto. Psicóloga, doutoranda do PPGP (UFPA). Vice Presidenta da Associação Brasileira de Saúde Mental (ABRASME)

- Alda Leila S. Palheta. Psicóloga

Mediadora:

- Profa. Dra. Roseane Torres de Madeiro. Psicóloga. Docente FIBRA.

 

INTERVALO: 10:30 às 10:45h

 

Hora: 10:45 às 12:15h

Mesa-redonda 2: Tecnologias de cuidado na Amazônia: confluências possíveis entre chão, rio e florestas.

Convidados:

- Álvaro Pinto Palha Junior. Psicólogo. Mestre em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Especialista em Saúde Indígena pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

- Marcela Acioli de Nazaré. Psicóloga. Especialista em Psicologia Social e Comunidades. Membro do GT de Psicologia e Povos Indígenas e de Gênero do CRP 10 PA/AP.

- João Paulo Tukano. Antropólogo e professor da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Ativista indígena do povo Ye'pamahsã.

Mediador: Prof. Dr. Ronildo Silva. Docente Fibra.

19:30

Jornada de Psicologia - Noite 18

Centro Universitário Fibra

Hora: 19:30 às 20:30h

Mesa-redonda: Psicologia e Serviço Social: lutas e compromissos sociais que unem e fortalecem as categorias.

Convidados:

- Prof. Ms. Renato Soares. Assistente Social. Mestre em Política Social pelo Programa de Pós-Graduação em Política Social (Universidade de Brasília - UnB).

- Convidado da Psicologia - a confirmar

Mediador: Prof. Dr. Guilherme Wady. Psicólogo (Secretaria Municipal de Saúde e Meio Ambiente – SESMA). Coordenador do Curso de Psicologia (FIBRA).

Quarta-feira. 19 Junho, 2024
09:00

Jornada de Psicologia - Manhã 19

Hora: 8:30 às 10:30h

Mesa-redonda 1: Dispositivos de racialidade no contexto amazônico.

Convidadas:

- Deise Gonçalves. Socióloga. Discente do 7º semestre de Psicologia da UniEsamaz. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa EmpreTecendo as Psicologias.

- Edenilza Borges. Coordenadora do Movimento Afrodescendente do Pará (MOCAMBO)

Mediadora: Profa. Dra. Ana Lúcia Silva. Psicóloga. Docente FIBRA. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa EmpreTecendo as Psicologias.

 

INTERVALO

10:30 às 10:45h

Hora: 10:45 às 12:15h

Mesa-redonda 2: MST 40 anos e a luta pela terra na Amazônia

Convidados:

- Maria Raimunda César. Educadora Popular e Frente de Cultura e Educação do MST.

- Jesus Gonçalves. Advogado do MST.

Mediador: Prof. Dr. Ronildo Silva. Psicólogo. Docente FIBRA.

 

Hora: 12h às 13:30h

- Apresentação de Pôsters

- Anúncio da proposta vencedora do Concurso para escolha da Logomarca da Revista “PsicoTrópicos: Amazônia e saberes universais” – chamada para o lançamento oficial.

fibra rodape

Av. Gentil Bittencourt 1144, Bairro: Nazaré.
CEP: 66.040-174.